Décima edição da Revista Fernão tematiza a obra poética de Wilberth Salgueiro.

Revista Fernão n. 10

Décima edição da Revista Fernão, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura do Espírito Santo, tematiza a obra poética de Wilberth Salgueiro. O editorial é assinado por Marcelo Ferraz (da UFG), Paulo Roberto Sodré (Ufes) e Vitor Cei (Ufes), que apresentam as seis seções que compõem a primorosa edição. Na seção Portfólio, há textos de Andressa dos Santos Vieira, Maikely Teixeira Colombini, Antônio Donizeti Pires, Nelson Martinelli Filho, Paulo Roberto Sodré, Pedro Marques e Wallas Gomes Zoteli sobre a poesia e a crítica literária de Wilberth Salgueiro. Na sequência, uma seção de Ficção inédita, com poemas de circunstâncias de Salgueiro, complementada pela terceira seção Entrevista, que conforme os organizadores “oferece ao/ à leitor/a uma visão não apenas da criação inicial de Bith, mas sua visão editorial dos primeiros livros: Anilina (1987), Digitais (1990), 32 poemas (1996) e Personecontos (2004)”. Na quarta seção, Memória, o leitor poderá acessar uma série de textos de vários autores sobre Wilberth Salgueiro, entre eles: Glauco Mattoso, Ítalo Moriconi, Jaime Ginzburg, Fabíola Trefzger, Evando Nascimento, Andreia Delmaschio, Bernardo Oliveira, Paulo Sodré entre outros. A revista traz ainda, como de praxe, uma seção Seleta e outra de Resenhas. Vale conferir as dez edições que compõem um histórico significativo de pesquisas do Neples em torno de obras de autores como Reinaldo Santos Neves, Bernadette Lyra, Elisa Lucinda, Sérgio Blank, Luiz Guilherme Santos Neves, Andréia Delmaschio, Adilson Vilaça, Ester Abreu Vieira de Oliveira, Mara Coradello e Wilberth Salgueiro. Outros autores estudados são Marcos Tavares, Jô Drumond, Jorge Elias Neto, Wagner Silva Gomes, Gilson Soares, Fernanda Nali, Maria Amélia Dalvi, Casé Lontra Marques, Duílio Kuster Cid, Marília Carreiro, Ediphôn Souza, Anaximandro Amorim, Claus Zimerer, Adrianna Meneguelli, Lucas dos Passos, Tércio Ribeiro de Moraes, Sandra Medeiros, Lívia Corbellari, Henrique Pariz Filho, Wilson Coêlho, Caê Guimarães, Francisco Grijó, Stel Miranda entre outros.

Link para acessar a publicação:

As próximas edições já estão com chamada aberta sobre a obra literária de Waldo Motta  (11) e Elizabeth Martins (12):

12-09-2023

Fernão, publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo do Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo está recebendo textos para os números 11 e 12 referentes ao período de janeiro a junho (1º semestre) e de julho a dezembro (2º semestre) de 2024.

Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para publicação da Fernão n. 11 e 12 de 2024

Tags: