Debate-papo com prof. Paul Dixon (Purdue University)

No dia 31/07/2014, às 14h, na Sala Guimarães Rosa, o PPGL/Ufes receberá o professor Paul Dixon (Purdue University, EUA) na série de eventos "Debate-Papo". O professor é um notório estudioso de autores brasileiros como Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Nélida Pinon e Gregório de Matos, e de autores hispanoamericanos como García Márquez, Juan Rulfo, Julio Cortázar e Rubén Darío; no entanto, sua especialização principal é a obra de Machado de Assis, com relevante produção crítico-teórica e tradutória. O prof. Paul Dixon falará, em português, sobre o tema "Para transpor a montanha: espaço e desejo em Quincas Borba" e, em seguida, serão abertos os debates, sob mediação do professor Paulo Dutra, que integra o corpo docente do PPGL/Ufes como professor visitante, em estágio de pós-doutorado.

Resumo: No sexto romance de Machado de Assis, a consciência dos personagens se concretiza por meio de noções de espaço. Assim como na alegoria do filósofo Quincas Borba, a tribo faminta deseja “transpor a montanha” para conquistar batatas em abundância, os personagens, sempre desejosos de algo melhor, imaginam suas metas em termos de espaços preferidos. Rubião, em sua paixão por Sofia, inventa espaços íntimos, compartilhados por ele e ela, dos quais o marido da mulher é excluído. A linguagem figurada do romance representa a ambígua generosidade de Sofia em termos de uma hospedaria, cujas janelas abertas oferecem abrigo, mas cuja porta está fechada.