AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PPGL UFES

Faz parte da política de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que os PPG da área de Linguística e Literatura realizem autoavaliação e planejamento contínuos. Agora, isso responde a parte significativa de nossa avaliação no quadriênio e, portanto, da atribuição de "nota" aos Programas. Por isso, o PPGL/Ufes precisa, como parte de sua dinâmica de autoavaliação, que o corpo docente, discente, técnicos e egressos nos últimos 5 anos respondam a este instrumento https://forms.gle/9GEzJvy2zodgkxgu5, até 29 de fevereiro de 2024.

Após essa data, o formulário será fechado e os resultados serão apresentados ao colegiado na primeira reunião ordinária de 2024 e à comunidade interna e externa na programação da Semana de Abertura do Semestre 2024-1 e orientarão nossas ações no último ano do quadriênio em curso (2021-2024) e no próximo quadriênio (2025-2028). Uma síntese dos resultados será, também, postada em nossa página, para acesso por parte dos avaliadores da Capes e de todos os demais interessados.

Nosso Programa já faz autoavaliação e planejamento há muitos anos, por meio de políticas como credenciamento e recredenciamento anual, revisão de regimento e currículo com base em consulta à Comunidade etc. No entanto, agora, essa política será fortalecida e os resultados serão mais ostensivamente compartilhados com a comunidade interna e externa, em atendimento às exigências da área na Capes.

Nos últimos tempos, alguns dos frutos de nossa autoavaliação e planejamento coletivo foram: atingirmos 100% dos docentes com estágio pós-doutoral finalizado até antes do início do semestre 2024/1; mudarmos a política de ingresso com cotas PPI e com a possibilidade de candidatos surdos fazerem a prova em Libras (e, para o ingresso em 2025, instituiremos a prova oral/entrevista sobre o projeto de pesquisa na seleção); mudarmos a política de concessão e permanência de bolsas; remodelarmos as linhas de pesquisa e as disciplinas; simplificarmos o currículo para ingressantes a partir de 2023 (com o fim do Seminário de Pesquisas em Andamento, o fim das disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa, o fim da obrigatoriedade do Estágio em Docência, o fim das Modalidades Alternativas de Cumprimento de Crédito e a instituição de créditos obrigatórios em Publicação de Artigo); criarmos as Comissões Permanentes etc.

O instrumento foi proposto em comum acordo entre a Coordenação e a Comissão de Autoavaliação e Planejamento. É anônimo (não solicita nome e email e nem retém os dados dos respondentes) e busca contemplar todos os aspectos da vida do Programa.