TCC

Concepção e normatização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Bacharelado

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de acordo com os parâmetros da produção acadêmica, constitui-se no tratamento escrito de maneira descritiva e analítica de um assunto relacionado aos conhecimentos adquiridos durante a formação do aluno. O trabalho deve demonstrar que o estudante é capaz de desenvolver e apresentar um trabalho acadêmico, contendo uma reflexão articulada do assunto escolhido, oferecendo à comunidade acadêmica o registro permanente de dados que poderão ser norteadores de futuros projetos de estudo.

Tradicionalmente, os TCCs seguem uma padronização especificada pelos respectivos cursos, de acordo com normas científicas de padronização nacionais e internacionais. As normas que seguem devem nortear os TCCs dos alunos de Bacharelado do Curso de Letras Libras da UFES.

Normas para o TCC

1. No início do 6º período, o aluno cursará a disciplina “Seminário de TCC I” em que fará um primeiro contato com o professor-orientador, que deve ser professor efetivo da UFES, preferencialmente do curso Letras Libras ou do Departamento de Línguas e Letras. O professor escolhido deverá, nessa ocasião, receber uma Síntese do Projeto que o aluno pretende desenvolver.  A Síntese do Projeto deverá conter, mesmo que de forma ainda incipiente, a formulação do problema de pesquisa e o(s) objetivo(s) do trabalho a ser realizado, e deverá ser escrita em uma página (espaço duplo, fonte Times New Roman-12).

2. Já na disciplina Seminário de TCC II, o aluno deverá firmar o compromisso de orientação com o orientador escolhido, através de formulário fornecido pelo professor da disciplina. O aluno se encarregará de entregar uma cópia do presente documento (Normas para o TCC) ao seu orientador, de obter sua assinatura no Formulário de Compromisso de Orientação de TCC e de devolvê-lo assinado pelo seu orientador ao professor da disciplina. A partir daí, deverá escrever seu Projeto de TCC, o qual terá caráter de trabalho final dessa disciplina.  O orientador deverá dar uma nota final ao Projeto desenvolvido pelo aluno e repassá-la ao professor da disciplina. A nota dada pelo orientador valerá 50% da nota obtida pelo aluno na disciplina. Nessa fase, com o projeto pronto, o aluno vai desenvolver a coleta dos dados e análises preliminares desses dados.

3. O Trabalho de Conclusão de Curso será encerrado, apresentado e defendido no 8º período, conforme conteúdo e cronograma especificados no Projeto do TCC (8º período). O professor-orientador será responsável pelo desenvolvimento do trabalho do aluno no 8º período, mas já poderá ter sido contatado anteriormente pelo aluno.

4. A Síntese do Projeto, o Projeto e o próprio TCC deverão ser elaborados em língua portuguesa ou em Libras. A apresentação oral e a defesa do TCC também deverá acontecer em língua portuguesa ou em Libras. Desta maneira, caso o orientador ou a banca não sejam proficientes em Libras, os intérpretes poderão ser acionados.

5. A cada semestre, por ocasião da distribuição dos horários para o semestre seguinte, será definido o número de vagas de orientação de TCC para cada professor. Deverá ser respeitado o número máximo de 04 orientandos de TCC por professor, salvo exceções que serão avaliadas. Professores de outros Departamentos poderão ser convidados a orientar TCCs.

6. Será função do professor-orientador:

a) Orientar e acompanhar a elaboração do Projeto e do TCC em todas as suas fases;

b) Viabilizar, juntamente com o aluno, a composição da banca examinadora e as providências para a realização da apresentação e defesa do TCC.

7. O orientador terá o direito de interromper a orientação desde que apresente carta com justificativa à Coordenação da Área. Esta deverá sugerir um novo orientador, se for o caso.

8. O aluno terá o direito de solicitar, através de requerimento à Coordenação da Área, com justificativa, apenas uma alteração de orientador. A solicitação será analisada pela Coordenação, que deverá, se for o caso, sugerir um novo orientador.

9. O TCC deverá conter de 20 a 50 páginas (da introdução à conclusão), excluídas as páginas iniciais, as referências bibliográficas e os anexos. O trabalho deverá conter um resumo em português, um resumo em língua estrangeira, palavras-chave em português, palavras-chave na língua estrangeira e um sumário. O texto deverá ser escrito em papel A4, com espaço duplo, em fonte Times New Roman 12. Os demais detalhes de formatação e documentação deverão estar de acordo com as normas vigentes de padronização determinadas pela área escolhida pelo aluno, em comum acordo com o orientador.

10. O trabalho deverá ser inédito, isto é, não poderá ter sido apresentado em outra disciplina do curso, e deverá ser original, no sentido de acrescentar um conhecimento novo à área, por mais modesto que seja. Não serão aceitos trabalhos que apenas resumam leituras ou apresentem informações de outras fontes meramente replicadas pelo candidato. O TCC é um trabalho de aprofundamento de estudos em uma área específica, podendo ter características de experimento, de estudo teórico ou de estudo de caso.

11. O TCC deverá ser entregue ao orientador e aos membros da banca com pelo menos 15 dias de antecedência em relação à data estabelecida para a defesa.

12. A data de defesa do TCC deverá acontecer no Seminário Geral de Apresentação de TCC, em período específico definido no início do semestre pelo Colegiado do Curso no calendário do Curso de Letras Libras, de acordo com o calendário da UFES.

13. Cada banca examinadora poderá examinar até 5 trabalhos por vez. A banca será composta com o mínimo de 01 e o máximo de 02 membros, sendo formada pelos professores orientadores ou por colegas por eles indicados, ou ainda por estudantes dos cursos de mestrado e doutorado do Departamento de Letras da UFES e áreas afins.

14. Durante a defesa do TCC, o aluno terá 15 minutos para a apresentação oral do trabalho; cada membro da banca (que não o orientador) terá 10 minutos para arguição; e o aluno terá outros 10 minutos para as respostas.

15. Ao final da defesa, o presidente da banca deverá ler a Ata de Defesa de TCC, contendo a nota do aluno (de zero a dez). A ata deverá ser assinada pelos membros da banca.

16. O aluno deverá efetuar as modificações sugeridas pela banca e entregar ao seu orientador duas cópias encadernadas nos padrões da UFES e um CD-ROM contendo o arquivo do trabalho em formato PDF, no prazo máximo de 15 dias após a defesa. O orientador ficará com uma cópia encadernada para o seu acervo, encaminhará a outra cópia encadernada para o acervo da Sala de Leitura da Coordenadoria de Libras, e encaminhará o DVD à Coordenadoria de Libras para que seja disponibilizado o arquivo em formato eletrônico na rede (parcial ou total), com a autorização do aluno.

 

(Atualizado em 11 de março de 2020 pelo Prof. Leonardo Lúcio Vieira-Machado)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910