DIÁLOGOS ENTRE CLIO E CALÍOPE: POR UM RESSURGIMENTO DA BIOGRAFIA, DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA E DA IMAGINAÇÃO MORAL EM O SOM E A FÚRIA, DE WILLIAM FAULKNER

Nome: ÉRIKA RANGEL CURRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/01/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS VINÍCIUS COSTA DE MENDONÇA Suplente Externo
JOSÉ DE SOUSA MIGUEL LOPES Examinador Externo
MARIA MIRTIS CASER Examinador Interno
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO Orientador
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL Suplente Interno

Resumo: A proposta desta dissertação é fazer uma discussão do diálogo entre História e
Literatura, tendo como pano de fundo a obra O som e a fúria, de William Faulkner.
Para encaminhar esse objetivo geral, nos propusemos a refletir e discutir o
ressurgimento da biografia e do autor, apoiados principalmente em Sabina Loriga, Mikhail Bakhtin e Antonio Candido. Essa discussão suscitou a ampliação de análise e interpretação de conceitos como narrativa histórica e literária e sua sintonia, como sugere Hayden White. Pretendemos também registrar um debate sobre decadência e ressentimento no período rememorado e vivido por Faulkner e, em seguida, apresentar um exercício exegético baseado na concepção interpretativa de Umberto Eco e Jonathan Culler sobre as críticas e as visões em torno da obra. Nessa linha, abordaremos os conceitos de “fluxo de consciência”, a partir da percepção de Humphrey, e “Imaginação moral”, segundo Russell Kirk, como chave para apreender e responder o nosso problema: como se explica que uma obra literária tão árida e perturbadora do ponto de vista psicológico suscite múltiplas interpretações e o consenso como referência de literatura universal? Essa indagação nos impõe a compreensão de uma problemática que se desenvolve no interior de uma reflexão sobre conceitos caros tanto à História quanto à Literatura, tais como: “biografia coral”, “ressentimento”, “decadência”, interpretação e solilóquios.

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