Estágio Obrigatório

Conforme exposto nas Orientações para Construção dos Currículos de Licenciaturas no Campus de Goiabeiras da UFES, destaca-se que, "o Estágio Curricular Supervisionado deverá proporcionar a unidade entre teoria e prática na área de formação do licenciando e assegurar orientação, acompanhamento e avaliação das atividades" (p. 26) no que tange o exercício e a atuação prática no campo de estágio.

Também se lê nas orientações mencionadas acima que, de acordo com a Resolução 75/2010, do CEPE, no seu art. 2o, a oferta do estágio curricular supervisionado ficará sob a alçada do Centro de Educação. Ainda de acordo com essa resolução, em seu artigo 1o., o estágio ocorrerá, para todos os cursos de licenciatura, na segunda metade do curso obedecendo, assim aos critérios abaixo:

§ 1o As atividades de Estágio Supervisionado Curricular referem-se ao exercício da profissão docente, compreendida como o magistério e/ou a gestão de instituições educativas.

§ 2o O Estágio Supervisionado Curricular visa à inserção político-pedagógica do aluno estagiário em espaços educativos.

§ 3o A inserção do estagiário deverá se dar sob a forma de análise, investigação, intervenção e produção de conhecimentos relativos ao processo educativo e/ou à sua gestão.

§ 4o O Estágio Supervisionado Curricular tem por finalidade articular, de maneira multidisciplinar, os componentes curriculares da formação comum e os da formação específica com o exercício profissional.

É fundamental, portanto, que as atividades do Estágio curricular supervisionado sejam realizadas em instituições educativas e visem ao exercício da profissão docente. Desse modo, "as legislações da UFES e nacional não permitem a realização do estágio em laboratórios localizados no interior da Universidade" uma vez que nesses moldes não se garante a inserção dos licenciandos em espaços educativos. Além disso, os horários nos quais o Estágio Curricular Supervisionado acontecerá estarão condicionados aos horários das escolas de educação básica, não podendo, assim, ser realizados aos sábados ou em horários de intervalo entre um turno e outro nas escolas. 

                                                                             (Atualizado por Lívia Fortes em 08 de julho de 2020)

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910