NDE - Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (Letras Inglês)

Apresentação:

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa é uma instância consultiva, propositiva e de assessoria responsável pela formulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e por sua implementação, desenvolvimento, consolidação e avaliação.

Composição

Profa. Dra. Lívia Fortes S. Zenóbio (presidente)

Prof.ª Dra. Aurélia Leal Lima Lyrio (membro - DLL)

Prof.ª Dra. Christine Sant'Anna de Almeida (membro - DLL)

Profa. Dra. Karen Lois Currie (membro - DLL)

Profa. Dra. Karla Cezarino (membro - DLCE)

Profa. Dra. Luciana Ferrari de Oliveira Fiorot (membro - DLL)

Prof.º Dr. Roberto Ferreira Jr. (membro - DLL)

Funcionamento

As reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, em calendário a ser definido ao início de cada semestre letivo.

Atribuições

Alteração de Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras Inglês: o NDE deve propor ao Colegiado de Curso alterações em Projetos Pedagógicos com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente proposta quando necessário for.

Elaboração de Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Letras Inglês: o NDE propõe ao Colegiado de Curso a elaboração da escrita de novo Projeto Pedagógico de Curso com vistas à adequação à legislação vigente e ao aprimoramento da formação discente, sempre que solicitado.

Avaliação do Curso de Letras Inglês: o NDE deve constantemente refletir sobre a qualidade acadêmica do curso, e por meio de escutas junto aos seus docentes e discentes, busca contribuir para: 1) a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso; 2) a integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; 3) o desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, da comunidade interna e externa da Ufes, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; 4) o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação e 5) atendimento às demais demandas que surgirem pelos processos avaliativos propostos junto aos docentes e discentes do curso, por meio de encaminhamentos às devidas instâncias da Universidade (Colegiado, Departamento, Centro, etc.).

Histórico

Em 2007 a Portaria nº147 do Ministério da Educação (MEC) de 2 de fevereiro de 2007, cria o conceito de NDE.  Mas, somente em 2010 com o Parecer nº 4 do Conselho Nacional de Educação Superior (CONAES), de 17 de junho de 2010, são estabelecidas as atribuições dos NDEs, bem como os critérios de sua composição.

Em 2017, a portaria no. 23/2017 GD CCHN / Ufes, nomeia a Profa. Lívia Fortes como presidente do núcleo, junto com os demais membros listados acima. Anterior a este mandato, tivemos a Profa. Júnia Cláudia Mattos Zaidan como presidente, junto com os membros: Prof. Mário Cláudio Simões; Prof.ª Aurélia Leal Lima Lyrio; Profa. Karen Lois Currie; Profa. Karla Cezarino e Profa. Luciana Ferrari de Oliveira Fiorot.

Ressalta-se que as discussões acerca do "novo" PPC do curso de Letras Inglês (versão 2019), cuja implementação se deu em 2019/1, foram iniciadas na Ufes em 2016 após a publicação da Resolução no. 2 de 2015 (MEC/CNE/CP) que, por vez, definiu novas diretrizes para a formação de professores em cursos de licenciaturas plenas em formação continuada. Após incansáveis proposições e trocas entre NDE e Colegiado de curso, o currículo atual de Letras Inglês da Ufes conta com uma estrutura mais flexível uma vez que é composto por disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, disciplinas sobre a prática docente como componente curricular e estágio supervisionado (obrigatório). Nota-se também que a referida resolução trouxe a extensão para dentro dos currículos, fazendo com que alunos graduandos assumam seu protagonismo enquanto proponentes de ações extensionistas, e não meros participantes delas. Assim, percebe-se que a formação do professor de língua inglesa praticada e almejada por este curso se assenta em uma perspectiva praxiológica e fortalece o tripé que sustenta a Universidade: Ensino-Pesquisa-Extensão.

(Atualizado por Lívia Fortes em 08 de julho de 2020)

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.