Prêmio “Antonio Candido” de Teses e Dissertações da ANPOLL.

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGLUFES) decide indicar os seguintes trabalhos para concorrer ao Prêmio “Antonio Candido” de Teses e Dissertações da ANPOLL: a dissertação de mestrado SUJEITOS EM MOVIMENTO, CORPOS EM COLISÃO: ROTEIROS DE RESISTÊNCIA EM JOÃO GILBERTO NOLL, de Evandro Ramos de Sant'Anna Júnior, orientada por Rafaela Scardino Lima Pizzol; a tese de doutorado MACHADO DE ASSIS, POETA-TRADUTOR, de Diego do Nascimento Rodrigues Flores, orientada por Raimundo Nonato Barbosa de Carvalho.

As comissões avaliativas para escolha da melhor dissertação e da melhor tese, decidiram indicar os dois trabalhos  justificando que eles cumprem com todos os critérios buscados pelo prêmio, a saber: o rigor metodológico e conceitual do trabalho; a clareza e correção do texto; sua conformidade às normas brasileiras para a apresentação formal de textos acadêmicos; a contribuição social do trabalho; a relevância de sua contribuição para a ampliação dos conhecimentos da área; e o ineditismo do trabalho.

De acordo com a comissão para avaliação da dissertação, o estudo de Evandro traz significativa contribuição ao campo dos estudos literários e apresenta filiação ao campo dos Estudos do Comum, uma linha de pesquisa recente na crítica literária brasileira.

A comissão que elegeu a tese considera que o estudo de Diego traz significativa contribuição ao campo dos estudos literários, sendo uma obra de referência para os Estudos Machadianos, uma vez que, além da qualidade da pesquisa, redescobriu quatro poemas traduzidos por Machado de Assis que estavam esquecidos pelos editores e estudiosos. Ressalta-se a relevância do enfoque do trabalho na prática tradutória de um dos grandes autores da literatura nacional, com destaque para o apuro estético do processo de tradução machadiana. A tese em muito contribuirá para futuras pesquisas no Brasil e no exterior, já contando com publicações de parte dos resultados em três artigos em periódicos com Qualis A1.