O PPGL É NOTA 5 NA AVALIAÇÃO DA CAPES!

Estamos fechando o ano com uma excelente boa-nova. Por solicitação da nova coordenadora do PPGL, professora Arlene Batista (que assumiu a coordenação no último dia 15/12/2017), oficializo a notícia que já é conhecida de muitos: o PPGL é nota 5 no resultado final da avaliação da Capes (http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8691-capes-divulga-resultado-final-da-avaliacao-quadrienal-2017)!!!

Essa avaliação é decorrente do quadriênio 2013 a 2016, período em que a gestão do PPGL foi exercida pelos colegas Fabíola/Maria Amélia (2013/1, 2013/2), Maria Amélia (2014/1), Wilberth/Paulo (2014/2) e, especialmente, Leni/Mirtis (2015/1, 2015/2, 2016/1 e 2016/2). Como sabem, nós recorreremos, em 2017, do resultado inicial, construindo uma defesa muito sólida e bem-embasada de nosso programa; assim, o comitê de área da Capes reconheceu que nossos argumentos eram pertinentes, alterando nossa nota e reconhecendo oficialmente aquilo que nós já sabíamos: a formação em Letras/Estudos Literários aqui na Ufes é cinco!

O resultado nos coloca entre os melhores programas de pós-graduação em Letras do país. De um total de 147 programas acadêmicos em Literatura e em Linguística (pois os programas são avaliados conjuntamente), há, hoje, apenas 20 com notas maiores (dos quais apenas 10 são de Letras e/ou Literatura) que a nossa - o que, certamente, nos ajuda a dimensionar a importância de nossa conquista coletiva.

Com certeza, esse expressivo resultado decorre de muito trabalho, muito engajamento, muita luta de todos e de cada um - e, com certeza, precisamos celebrar o feito, neste ano em que o programa completa 18 anos de seu reconhecimento oficial pela Capes (em 1999, sob gestão do professor Wilberth Salgueiro) e 23 anos de início de funcionamento (em 1994, sob gestão do professor Geraldo Mattos). Oportunamente, a coordenação informará sobre a comemoração oficial.

A pedido da nossa nova coordenadora, agradeço a todos que contribuíram: os alunos egressos e em curso que participaram dos grupos e núcleos de pesquisa, que defenderam suas dissertações e teses no prazo, que publicaram artigos decorrentes de suas pesquisas, que mantiveram seus Lattes atualizados e que enviaram dados sempre que solicitados; os representantes discentes que participaram ativamente do colegiado, da organização política e da comissão de bolsas do PPGL; os professores que deram disciplinas, orientaram, participaram de bancas, registraram e conduziram grupos e núcleos de pesquisa, publicaram trabalhos decorrentes de suas pesquisas, captaram recursos via editais, se tornaram pesquisadores Capes, Fapes ou CNPq, deram pareceres para revistas e agências, participaram de reuniões colegiadas...; os secretários que contribuíram para que todo trabalho administrativo corresse da melhor forma possível. Especialmente, há que se fazer um registro aos coordenadores do período, em especial aqueles que realizaram o trabalho hercúleo de preencher e revisar a Plataforma Sucupira e de manter sempre o programa bem organizado, bem informado e engajado coletivamente para que continuemos formando professores e pesquisadores em Literatura para a produção de um mundo mais equânime, mais ético, mais humano (no melhor e mais alto sentido que isso pode ter) - e há consenso entre nós que, do conjunto de coordenadores que atuaram no período, o grande "muito obrigado" deve ser dirigido à figura singular de nossa querida Leni Ribeiro Leite, que foi incansável e exemplar na condução do PPGL.

Muito obrigada a todas e todos!

Boas festas e muita disposição e alegria para que produzamos juntos um 2018 melhor.

Atenciosamente,

Maria Amélia Dalvi

Ex-coordenadora, a pedido da coordenação atual