Lançamento do livro Africanidades e Brasilidades: Direitos Humanos e Políticas Públicas

Esse livro reúne os textos apresentados no II Congresso Internacional, VII Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas e IV Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Direitos Humanos e Políticas Públicas, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades (Nafricab), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que teve como subtema as discussões em torno dos “Direitos Humanos e Políticas Públicas”. A obra oferece ao leitor um quadro contemporâneo de questões que pululam no cenário de estudos e pesquisas acerca dos Direitos Humanos e das Políticas Públicas, bem como das africanidades e brasilidades nas áreas de Educação, Literaturas e Linguística. O II Cinab, VII Siala e IV Cnab mantêm a filosofia das edições anteriores, que é pensar, discutir e apresentar caminhos para a implementação da Lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da escola básica a obrigatoriedade da temática História e Cultura Negro-brasileira, a ser ministrada nas diferentes disciplinas com ênfase à Literatura e História Brasileiras, à Sociologia e à Educação Artística. Os conteúdos referentes à história da África e dos africanos, à cultura negra brasileira, às suas lutas e resistências, à contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política para a realização do projeto-nação foram até então subestimados na educação formal dos brasileiros, tornando-se, na atualidade, pedras angulares na constituição da cultura média das crianças e dos jovens. Essa conquista, entretanto, desafia pesquisadores das diversas áreas do conhecimento a buscarem domínio de novas informações para o desenvolvimento de atitudes inovadoras na formação de profissionais das licenciaturas. Importa, pois, qualificar o corpo docente para a nova atuação. No estado do Espírito Santo, a Ufes tem inegável papel no salutar diálogo entre o nível superior e a escola básica, razão de ser do esforço de organização do congresso.

Profª. Drª. Jurema Oliveira (Ufes/Nafricab/Fapes)

Livro disponível na Editora Appris.