Aula inaugural com Leonardo Tonus: abertura do semestre 2020-2

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras convida a todos/as para a Aula Inaugural do segundo semestre letivo de 2020, com o Prof. Dr. Leonardo Tonus (Sorbonne Université), que acontecerá no dia 01 de setembro, terça-feira, com início às 10h, no Google Meet. O evento será mediado pelo Prof. Dr. Paulo Dutra (University of New Mexico | PPGL-Ufes).

Título da aula inagural: Histórias de imigrante, histórias de barcos

Resumo: A presente palestra interroga a presença e a função de objetos navais (embarcações e seus derivados) na produção literária e artística contemporâneas vinculada à questão da migrância, nomeadamente nos trabalhos de Mílton Hatoum, Nélida Piñon, Ai Weiwei, Regina Parra, Leila Danziger e Maurício Lima. Por um lado, trata-se de observar a emergência dos objetos navais na retórica transcultural enquanto objeto/espaço das « negociações identitárias » ; por outro lado, busca-se indagar as figurações náuticas no âmbito da contemporaneidade diante do (não) reconhecimento da alteridade fragilizada dos atuais refugiados.

Leonardo Tonus é professor Livre Docente em literatura brasileira no Departamento de Estudos Lusófonos na Sorbonne Université (França). Membro do Conselho Editorial e do Comitê de Redação de diversas revistas internacionais, atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada com pesquisa sobre imigração. Em 2014 foi condecorado pelo Ministério de Educação francês Chevalier das Palmas Acadêmicas e, em 2015, Chevalier das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês. Foi Curador do Salon du Livre de Paris de 2015 que teve o Brasil como país homenageado e, em 2016, da exposição Oswald de Andrade: passeur anthropophage no Centre Georges Pompidou (França). É o idealizador e organizador desde 2014 do festival literário internacional Printemps Littéraire Brésilien. Participou da Delegação Oficial brasileira no Salão do Livro de Göteburg (Suécia) em 2014 e 2016 e atuou como moderador de diversos eventos literários internacionais (Flip, 2017; Salon du Livre de Paris, entre 2012 e 2018, Salão do Livro de Göteburg, 2014 e 2016). Publicou artigos acadêmicos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou a publicação, entre outros, dos ensaios inéditos do escritor Samuel Rawet (Samuel Rawet: ensaios reunidos, 2008), do número 41 da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, da edição especial da Revista Ibéric@l, em torno da nova cena literária no Brasil e das antologias La littérature brésilienne contemporaine — spécial Salon du Livre de Paris 2015 (Revista Pessoa, 2015), Olhar Paris (Editora Nós, 2016), Escrever Berlim (Editora Nós, 2017) e Min al mahjar ila al watan (Da Terra de Migração Para a Terra Natal (Revista Pessoa/Editora Mombak; Abu Dhabi Departement of Culture and Tourism/Kalima, 2019). Em 2018 lançou sua primeira coletânea de poesias intitulada Agora Vai Ser Assim (Editora Nós, 2018). Vários de seus poemas já tiveram publicação em antologias e revistas nacionais (A resistência dos vaga-lumes, 2019; Em tempos de pós-democracia, 2019; O que resta das coisas, 2018 — finalista do Prêmio Ages 2019) e internacionais (Aosnovoiorquinos, New York, 2019). Em outubro de 2019 lançou sua segunda antologia de poemas, Inquietações em tempos de insônia, pela Editora Nós.