Linhas e tecidos: nas tramas de Pirandello

Nome: CAMILA SCALFONI MENDES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 31/08/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Suplente Externo
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Orientador
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Examinador Externo
PAULO MUNIZ DA SILVA Examinador Externo
PAULO ROBERTO SODRÉ Suplente Interno

Páginas

Resumo: A pesquisa pretende estabelecer, a partir da análise dos contos de Luigi
Pirandello, a saber, “Il bottone della palandrana” (1013), “La marsina stretta”
(1924), a força da indumentária, que constitui aspecto significativo para a
análise do texto ficcional do autor italiano. Nos contos, é patente a
importância da roupa como elemento constituinte da identidade das
personagens, sobretudo enquanto emblema de opressão, cisão e conflito das
criaturas pirandellianas. O trabalho, que define-se, em termos
metodológicos, pela leitura crítica e analítica de contos de Luigi Pirandello,
devidamente amparada por um referencial crítico, teórico e historiográfico,
tem como objetivo investigar a pertinência da análise do vestuário como
instrumento de leitura dos contos referidos. Para tanto nos ampararemos, do
ponto de vista teórico, em textos filosóficos e antropológicos voltados à
análise da indumentária. Entre alguns autores destacamos Gilda de Mello e
Souza, Gilles Lipovetsky, Lars Svendsen e Roland Barthes; além de textos de
teoria e crítica literárias pertinentes à análise da obra de Luigi Pirandello.
Acreditamos que a relevância do trabalho resida na proposta de acrescentar
aos estudos literários uma análise da indumentária e do vestuário como
funções basilares na construção das personagens e do enredo narrativo.
Palavras-chave: Luigi Pirandello; Contos; Indumentária; Ficção.

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