Rádio Escola no Ar: a Palavra (en)cantada na Educação Literária Antirracista

Nome: JAMILLE GOMES GHIL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/05/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Examinador Externo
DEBORA CRISTINA DE ARAUJO Examinador Interno
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Orientador
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: Nesta investigação qualitativa, pretendemos descrever e analisar as práticas de educação literária realizadas durante o curso de extensão Escola no Ar (2015 e 2016), com adolescentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prezideu Amorim – localizada no bairro Bonfim, Vitória – ES. Nosso objetivo é discutir as práticas ler e dizer à luz da função humanizadora da literatura (CANDIDO, 1997) como possível contribuição à tomada de consciência da humanidade de quem tem a humanidade negada, formando leitores críticos aos racismos no Brasil a partir de poemas e palavra cantada que dialoguem não somente com a realidade socioeconômica e cultural dos estudantes, mas que também permitam problematizar a condição racial à qual estão submetidos os negros no país. Para tanto, serão consideradas as noções de racismos (d’ADESKY, 2005), ler e dizer (BAJARD, 2014) e educação literária (LEAHY-DIOS, 2013). Palavras-chave: Educação literária. Leitura. Dizer. Racismos.

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