A LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: um estudo de três coleções contemporâneas

Nome: DAIANI PIGNATON SOUZA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Co-orientador
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Examinador Interno
GABRIELA RODELLA DE OLIVEIRA Suplente Externo
JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI Suplente Interno
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Coorientador

Páginas

Resumo: Esta dissertação investiga quanti-qualitativamente, a partir de um estudo de
conteúdo, a presença e o tratamento teórico-metodológico da Literatura em três coleções contemporâneas de Língua Portuguesa destinadas ao 6º e 7º anos do Ensino fundamental II, a saber, Português: Linguagens, Para Viver Juntos e A Aventura da Linguagem, avaliadas e aprovadas pelo PNLD 2014 e adotadas por escolas públicas. Mapeia os gêneros literários mais comuns, a presença de textos integrais ou de fragmentos e o modo como as obras didáticas propõem a abordagem pedagógica dos textos literários. Integra os estudos do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e está inserida na linha de pesquisa Literatura e Expressões da Alteridade (LEA), do Programa de PósGraduação em Letras (PPGL) da Ufes. Na revisão bibliográfica, constatamos que há certa carência de estudos com esse recorte específico – e, no entanto, o consideramos de grande relevância visto que o 6º e o 7º anos fazem a passagem entre os anos iniciais do Ensino Fundamental I e os últimos anos do Ensino fundamental II. Dialogando com Candido (1988), Leahy-Dios (2000) e Dalvi (2013a, 2013b), e também com os documentos oficiais Guia do PNLD 2011 e 2014 e PCN, e tomando como corpus seis volumes de livros didáticos contemporâneos de três
coleções distintas, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfico-documental e busca debater e investigar o lugar ocupado pela Literatura nos livros didáticos do Ensino fundamental II em face dos materiais didáticos que, em tese, deveriam garantir o Direito à Literatura e à Educação Literária no contexto da educação pública escolar brasileira.

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