Bibliotecas

Contando com o acervo da Biblioteca Central da Universidade, na área de concentração (Estudos Literários) e nas áreas afins (reunindo Literatura Brasileira, Teoria Literária, Literaturas Estrangeiras, outras Literaturas Vernáculas, Literatura Comparada, Literatura Clássica, Antropologia, Arte, Comunicação, Educação, Filosofia, História, Psicanálise, Psicologia, Sociologia etc.), com cerca de 65.000 volumes, o Programa conta, ainda, com uma Biblioteca Setorial das Pós-Graduações do CCHN própria, com títulos especializados nas áreas e Letras, Linguística, História e Ciências Sociais, atualmente com cerca de 30.000 volumes.

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/Ufes) conta com seis unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial da Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Floresta, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (Nedtec). O SIB/Ufes dispõe, ao todo, de 263.704 exemplares, sendo 115.693 títulos e 2.438 títulos de periódicos.

A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/Ufes necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Ufes. Possui um acervo de 189.125 exemplares, 90.499 títulos de livros e 4.208 exemplares, além de 2.952 títulos de dissertações e teses.

O SIB/Ufes está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Tem participado ativamente do Portal de Periódicos da Capes, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso às instalações do SIB/Ufes, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da Capes a partir das várias unidades de ensino. Os pesquisadores da Ufes também podem ter acesso domiciliar por meio do Serviço de Acesso Remoto (SAR) ao Portal de Periódicos da Capes, que foi criado, no final de 2008, pela parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central. O SIB/Ufes faz parte das seguintes redes: Pergamum, Bireme, Comut, Bibliodata, Rebap, Rebae, CCN, Istec.

Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Ufes (BDTD/UFES) que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo desses trabalhos defendidos nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ufes, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Em 2013, foi criado o Repositório Institucional da Ufes, ainda em elaboração, com o objetivo de documentar toda a produção acadêmica da Ufes, inclusive os livros publicados, via Editora Universitária, dos professores vinculados à instituição. Já é possível encontrar, no endereço repositório.ufes.br, uma série de obras de autoria de professores e alunos do PPGL.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910